Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O NOSSO OBRIGADO

No passado sábado, dia 23 de Julho, os Grupos Folclórico (Rancho Folclórico de Danças e Cantares do Fial (Albergaria - a - Velha), de S.Cosme de Gemunde (Maia), de Santa Maria de Negrelos Roriz (Stº Tirso) e por fim o Rancho Folclórico da Junta de Freguesia de Serrazes (S.Pedro do Sul), viajaram até Lumiares, para participar no Festival de Folclore , organizado pelo Rancho Folclórico de Lumiares.
Foram vários os nossos conterrâneos e amigos, que no Sábado, assistiram com muito entusiasmo à nossa participação no Festival de Folclore Lumiares.
Um agradecimento muito especial ao nosso fantástico público que permaneceu até ao último minuto no nosso Festival e obrigado a todos pelo carinho e pelos vossos aplausos.
O balanço foi extremamente positivo.
O nosso muito obrigado aos Ranchos Folclóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário