Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

terça-feira, 26 de julho de 2011

Grande Sucesso - 1º Torneio de Pesca de Lumiares

Realizou-se no dia 24 de Julho, na Barragem de Lumiares, a primeira edição do Torneio de Pesca Desportiva da Festa em Honra a Nossa Senhora da Graça.
Este torneio enquadra - se numa das mais belas e bonitas paisagens da freguesia.

Foi num domingo, um dia de muito sol para a alegria da organização, e com muito peixes a mistura, para a felicidade dos participantes do I Torneio de Pesca.
Este torneio contou com grande número de participantes, visitantes, famílias, crianças, proporcionando um excelente clima de confraternização, alegria e a grata satisfação do dever cumprido.

A organização deixa um agradecimento a todos os participantes e apoiantes que puderam alegrar num dia diferente.

Fica um pequeno vídeo sobre o 1 Torneio de Pesca de Lumiares.






Este Torneio de Pesca Desportiva, integra-se num conjunto largo de outras actividades e torneios desportivos que até aos dias da Festa irão decorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário