Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

quarta-feira, 27 de julho de 2011

GRANDIOSA FESTA

Quero agradecer a todos que queiram estar connosco, através deste meio de comunicação, que proporciona aos interessados mais e melhor acessibilidade e mobilidade. Proporcionar a todos que queiram, precisem ou gostem de conhecer a nossa Aldeia, assim como a história e costumes, e principalmente com o objectivo de mostrar a festa em honra a Nossa Sr.ª da Graça.
 

Os momentos especiais que são proporcionados, ano após ano, com a Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça, constituem momentos únicos de alegria e diversidade. Porque esta é a festa que assume um dos maiores destaque no espaço do concelho. Por isso gostariamos que se juntassem a nós nesta grande festa.
 
Vamos lhe proporcionar uma festa maravilhosa, com grandes bailes e muita diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário