Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FINALMENTE APANHA DA MAÇA

Apanha da maça

Um trabalho sazonal que nos últimos anos viu uma crescente procura pela parte de muitos jovens das mais diferentes origens nos mais espaçados países do mundo.

Um trabalho da terra, um trabalho que dá a oportunidade a muita gente de poder continuar. De seguir rumo a um outro trabalho, muitas vezes sem direcção mas de seguir, continuar na procura de algum melhor. Para muitos, também uma oportunidade de fazer uma experiência num país estrangeiro.
Nos últimos anos, em alguns sítios, transformou-se num ocasião de reencontro para todos aqueles que uma vez por ano se encontram ali, naquele quinta, por aquele mês, aquelas semanas de trabalho e de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário