Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sugestões para a Festa em Honra a Senhora da Graça

Pessoal vou deixar um desafio em prol da nossa Festa. 


Quem tiver ideias e que gostaria que a próxima comissão de festas apoia - se, é favor dizer e enviar as ideias para o email que deixo em baixo.
Logo que tenha propostas, divulgarei de forma a comissão escolher..


Fica aqui o email : lumiares2011@hotmail.com  


DEIXO AQUI ALGUMAS PROPOSTAS:


- Todos os domingos, abria - se uma pequena tasca, ou de forma conjunta com o café de Lumiares, o dia da Festa (onde as receitas desses mesmos dias era em prol da Festa) (por ex. Cervejas, Sumos, Petiscos, Bifanas);


- É essencial nos dias da Festa haver uma Barraca, onde as pessoas possam comer ( Bifana, Cachorro etc..), pois não é só beber, à que matar a fome;


- Fazer torneio da Sueca ou outra actividade que contenha Cartas.


- Realização de um Torneio de Bilhar, assim como Matrecos.


- Realização do Fim de Ano em Lumiares (Com Baile) assim como aperitivo e com preço simbólico o Jantar de Fim de Ano. Ex; Porco no espeto, ou leitão assado, com um preço simbólico por pessoa 15 €, com direito a uma bebida Grátis e Champanhe e Passas.


Estas são algumas actividades que podem realizar..Também deixo aqui este desafio a todas as pessoas que nós visita no BLOG..


CONTRIBUAM

VIVA O RANCHO DE LUMIARES

O Rancho Folclórico de Lumiares, no fim de semana, esteve presente no festival de folclore de Serrases, uma freguesia de São Pedro do Sul. 
Foram recebidos com grande alegria e entusiasmo. Foi de Louvar a prestação do público, onde cantavam e batiam palmas durante a actuação do nosso Rancho.
É sinal que o trabalho da Dona Floripes Santos e sem esquecer os elementos que constituem o Rancho, está bem entregue, pois muitos deles deixam a sua vida, para dignificar o nome de LUMIARES. 


OBRIGADO E O POVO DE LUMIARES AGRADECE.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AEC'S - Armamar

Venho por este meio informar que já se encontra online o site das aec's.


O Link é o seguinte; http://aec-armamar.blogspot.com/


Devem estar a perguntar o que é as aec's.?


As aec's são actividades de enriquecimento curricular, criadas pelo governo em 2005 com o objectivo de disponibilizar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, actividades de enriquecimento geral, complementares aos programas das disciplinas curriculares leccionadas, adaptando os tempos de permanência na escola às necessidades das famílias, garantindo a diversificação de aprendizagens dos alunos que as frequentam.


Crianças que passam a vida na internet (facebook), dão uma olhadela e enriquecem com as actividades de enriquecimento escolar..

Nunca Armamar viu tanta Vespa junta!

É Verdade, foi nos dias 13, 14 e 15 de Agosto 2011, em Armamar, foi proporcionado uma visualização de  Vespistas e apreciar modelos tão diversos deste veículo de duas rodas. Foi um espectáculo que valeu a pena apreciar.






No entanto, deixo o link onde pode visualizar, mais ao pormenor..

Caçadores de Lumiares

Informam-se os senhores caçadores que ao levantar, na Câmara Municipal, a autorização especial de caça devem entregar a braçadeira do ano anterior para receber a deste ano. 
Deixo em anexo o download do aviso e Candidatura da  Autorização especial de caça.








Candidatura ao Exercício da Caça em ZCM



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Boa tarde população de Lumiares e não só.Foi disponibilizado no sítio de Armamar na Internet um conjunto de documentos da Direcção Geral de Saúde (DGS) para sensibilização das populações relativamente aos cuidados a ter com as ondas de calor.

Vale a pena, ou convém mesmo, fazer uma rápida leitura.
Pede-se que a informação seja partilhada com as pessoas que entenda útil e conveniente.

Este plano de divulgação e informação a nível local resulta de um trabalho de equipa que envolve a Câmara Municipal, a Unidade de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, serviços locais da Protecção Civil, entre outros.

Link para o sítio de Armamar (Balcão Virtual):
http://www.cm-armamar.pt/balcaovirtual/index.html#faq46





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ibérico das míticas Vespas

Pessoal Armamar vai receber um encontro ibérico das míticas Vespas, aqueles veículos de duas rodas com características únicas que ainda hoje apaixonam muita gente. A prová-lo, estão inscritos para o evento mais de 200 participantes de Portugal e Espanha.

O espaço de concentração dos participantes é o Monte de São Domingos em Fontelo, onde poderá ver estes míticos veículos e conhecer os entusiastas, e ao fim da noite do dia 14 de agosto, pelas 24:00 haverá Festa de celebração do 57º aniversário do Vespa Clube de Lisboa, nas Piscinas Municipais, com oferta de bolo e uma bebida haverá festa rija com oferta de bolo e champanha para todos.
No entanto, fica aqui o link do site caso alguem deseja participar nesta iniciativa; http://iberovespa2011.vespaclubelisboa.pt/programa.html




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FIM DA FESTA

Foi num clima de grande emoção que no dia 01 de Agosto, terminaram as festas em Honra da Sra. da Graça.Mais uma vez tivemos umas grandiosas festas a que as comissões nos têm habituado, mas de qualquer modo entendo que nem sejam do agrado de toda a gente, mas acho que cada um faz o que pode e acha ser o melhor para a festa.
Ninguém mais que a comissão quer que as coisas corram bem, pois é um ano de árduo trabalho em troca de NADA, a não ser o prazer que todos nós temos em servir bem a Sra. da Graça.
Para terminar apenas quero deixar um louvor a quem trabalhou em prol da festa e um louvor para os que irão trabalhar em prol da festa para o próximo ano e que Lumiares continue a ser uma freguesia unida, tendo como exemplo a Sra. da Graça.

Procissão em Honra de Nossa Senhora da Graça

Um dos pontos altos destes festejos é a procissão em Honra da Padroeira da Freguesia, Nossa Senhora da Graça, que se realizou na tarde de domingo dia 31 de Julho, com a presença de centenas de pessoas.



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Actuação do Rancho Folclore de Lumiares

Deixo aqui 2 pequenos vídeos da actuação do Ranho de Lumiares no XVI Festival Nacional de Folclore de Lumiares.





Segundo vídeo....

MARCHA POPULAR - LUMIARES 2011


As tradicionais marchas populares de São João voltaram, no dia 23 de Junho, a encher as ruas de Armamar de brilho e cor, contando mais uma vez com a participação da grandiosa Marcha de Lumiares, esbanjando beleza e muita cor e uma alegria contagiante.

Para os nossos emigrantes que não poderem estar cá, fica aqui a nossa actuação e espero que gostem.









segunda-feira, 1 de agosto de 2011

USKADKASA TRON TOUR 2011 - VISTA DE CIMA DO PALCO !!!

Antes de mais queria felicitar a comissão da festa deste ano, que proporcionou grande diversão e entretenimento a todo pessoal, não só aos habitantes da terra, como também ao pessoal de outras terras.
Fica aqui um cheirinho de como foi no sábado em lumiares com o GRANDE GRUPO USKAD KASA.