Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VIVA O RANCHO DE LUMIARES

O Rancho Folclórico de Lumiares, no fim de semana, esteve presente no festival de folclore de Serrases, uma freguesia de São Pedro do Sul. 
Foram recebidos com grande alegria e entusiasmo. Foi de Louvar a prestação do público, onde cantavam e batiam palmas durante a actuação do nosso Rancho.
É sinal que o trabalho da Dona Floripes Santos e sem esquecer os elementos que constituem o Rancho, está bem entregue, pois muitos deles deixam a sua vida, para dignificar o nome de LUMIARES. 


OBRIGADO E O POVO DE LUMIARES AGRADECE.

Um comentário:

  1. O rancho de lumiares tem que ser preservado pois é uma forma de mostrar como era a vida nos nossos bisavós. Força e continuem no bom caminho.

    ResponderExcluir