Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FIM DA FESTA

Foi num clima de grande emoção que no dia 01 de Agosto, terminaram as festas em Honra da Sra. da Graça.Mais uma vez tivemos umas grandiosas festas a que as comissões nos têm habituado, mas de qualquer modo entendo que nem sejam do agrado de toda a gente, mas acho que cada um faz o que pode e acha ser o melhor para a festa.
Ninguém mais que a comissão quer que as coisas corram bem, pois é um ano de árduo trabalho em troca de NADA, a não ser o prazer que todos nós temos em servir bem a Sra. da Graça.
Para terminar apenas quero deixar um louvor a quem trabalhou em prol da festa e um louvor para os que irão trabalhar em prol da festa para o próximo ano e que Lumiares continue a ser uma freguesia unida, tendo como exemplo a Sra. da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário