Lumiares foi em tempos terra muito importante. Cabeça de Concelho e de Condado, no primeiro terço do século XIV era paróquia da diocese de Lamego. Teve foral antigo e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 9 de Março de 1515 com casa de Câmara, vereadores e justiça própria com juiz. Em 1834 o Concelho foi extinto. Do património de Lumiares destaca-se a capela paroquial, de invocação a Sra. da Graça, e o pelourinho, transformado em cruzeiro. Aqui viveram os filhos de Egas Moniz.
NRJ Leman

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VINDIMA

O Douro celebra o ritual das colheitas ou Vindimas. Visitar o Douro nas vindimas é conhecer por dentro a alma do povo duriense. A época das vindimas na bela região do Douro está a começar e com ela vem o trabalho muito dificil, as vindimas nesta bela região do norte de Portugal realizam-se entre o mês de Agosto e meados de Setembro. A época da colheita das uvas na região do Douro é um motivo de atração para muitos viajantes e  turistas das mais diversas partes do globo.

Estes turistas que visitam a região do Douro nesta época do ano, vêem  para conhecer o processo de produção de vinho e a bela região. Há também muitos trabalhadores nacionais e estrangeiros que se deslocam ao Douro nesta altura para trabalharem na colheita das uvas que depois são utilizadas na produção de vinho do Porto e vinho normal.

A vindima marca a frenética e dourada época do ano na qual se colhem as uvas no Douro.Trata-se de um período alegre e estressante: alegre pelo amadurecimento das uvas e estressante porque estas devem ser colhidas no momento certo para produzirem os melhores vinhos.A época vindima é um belo momento para visitar o Douro; as videiras estão carregadas de cachos de saborosas uvas e folhas cheias de cores, se percebe a emoção no ar e se organizam eventos festivos por todas as partes para esvaziar as velhas pipas e celebrar a colheita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário